sexta-feira, 8 de junho de 2012


As ferramentas tecnológicas, hoje, são instrumentos indispensáveis no processo de comunicação. Acredito que, a grande maioria das pessoas sabem disso, mas a falta de conhecimento e/ou por não saberem lidar com os novos instrumento tecnológicos resulta na resistência de muitos, inclusive professores, em utilizá-los. Eu mesma tinha certo receio/dificuldade com essas ferramentas, por falta de conhecimento mesmo. Sou aluna do Curso de Letras e sempre que precisei utilizar os meios midiáticos, sugerido pelos professores não me sentia muito a vontade porque em certos casos há certa exposição. Eu sou uma pessoa muito reservada, não vivo nos meios midiáticos, utilizo por necessidade de estar informada. Durante os minicursos oferecidos pelo 2° Fórum sobre Educação e Cultura Digital, percebi que muitas pessoas ainda não estão integradas nesses meios. Os motivos são variados, mas participar do 2° fórum foi uma oportunidade excelente para quebrar certas barreiras que impediam muitas pessoas (inclusive eu) a entrarem nesse novo mundo de conhecimento e informação.  Estou super animada!!! Bom, como eu já aprendi um pouquinho de como fazer HQ Online, compartilho com vocês minha criação utilizando o programa Pixton. O próximo passo será a criação de um Blog. Até lá.
Abraços

Eliane 
A onde você estava?! Nada de e-mail, nenhum msn, não falou nada em seu blog, seu status no facebook está desatualizado. Parecia que você tiinha sumida da terra!! Calma, querido! Eu posso explicar! Você não olhou meu twitter??? "Fui ao banheiro, volto Logo" Puts! Me desculpe!!! 
obs: adaptação na fala dos personagens retiradas de uma outra HQ. 

7 comentários:

  1. Que ótimo, Eliane!!! O teu relato nos leva a muitas reflexões... O receio de participar na internet é sinal de que a cultura digital ainda provoca estranhamento, mas ficamos imensamente felizes em ver que diversas atividades do 2o Fórum Digital contribuíram para este passo tão importante, que é o de produzir discursos utilizando as diversas mídias(méritos para a equipe da Smed/Bagé, e,no caso das HQs no Pixton, para o Pet de Letras da Unipampa também!). Compartilhe aqui, depois, o teu blog, mas não esqueça que este blog também é teu! Abração

    ResponderExcluir
  2. O ingresso de ferramentas de Multimeios Didáticos em sala de aula está cada dia mais presente, a atualização por parte de formadores é sempre necessária, o professor deve ter o poder de dominar a máquina e interagir com a turma, focar a curiosidade e atingir a esta diversidade cultural.

    Parabéns pelo Blog

    Éder Lupe - Graduando em Letras (Unipampa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Éder! Se quiseres participar como autor e interagir mais ainda conosco, abra uma conta no gmail (se ainda não tiveres uma) e manda para: oldunipampa@gmail.com

      Excluir
    2. Obrigado pelo convite, eu participei ano passado da cadeira de Internet e Estudos de Línguas (F. Lazzaris), de Fóruns sobre Letramento Digital e estou cursando Técnico em Multimeios Didáticos (IFSUL), mas vou adicionar o Blog em forma de escrita colaborativa, certamente vejo muito interesse no uso da internet em sala de aula (vendo a tecnologia auxiliando cada dia mais a educação). A internet está mudando a forma como nos comunicamos e essa interferência é algo positivo; eu já me sinto afetado por essa Revolução Digital e por suas tecnologias nos processos de gestão, porém, ainda não me sinto a vontade de participar como autor.

      Éder Lupe – Graduando em Letras (Unipampa)

      Excluir
  3. Eliana achei muito interessante sua "biografia digital", e mais ainda a produção da tira na plataforma Pixton.Sua produção retrata bem como as relações estão se modificando por meio do uso das novas tecnologias,eu trabalho com esta plataforma com alunos da escola Creusa Britto e os alunos aprendem a produzir textos verbais e não verbais .Parabéns!

    ResponderExcluir