sábado, 16 de junho de 2012

O uso do blog como ferramenta pedagógica

Olá  gente como alguns já sabem,sou aluna do curso de Letras da Unipampa e formanda deste ano.Meu tcc  tem por tema o uso de blogs como ferramenta pedagógica,ao longo de alguns meses tenho pesquisado como os professores,em especial,os de Língua Portuguesa tem feito uso de blogs para o ensino;durante a pesquisa venho percebendo que a maioria dos blogs criados para o ensino,são na verdade,uma espécie de vitrine de projetos e sequências didáticas que foram bem sucedidas em sala de aula (Não que isso seja um ponto negativo no uso da ferramenta).
Durante a pesquisa encontrei muitos blogs de outras disciplinas,mas como meu foco são os de ensino de língua materna,encontrei vários interessantes,criativos em que o trabalho com o uso da linguagem é bastante produtivo,no entanto,os blogs são de autoria total dos professores e os alunos são apenas seguidores que emitem opiniões sobre o que fora postado.Além disso,muitos dos blogs não aparecem comentários,ou sugestões de como poderiam ser as atividades.
Outro fato interessante é que alguns blogs servem apenas para colocar as atividades que os alunos precisam realizar,e essas são realizadas posteriormente no caderno.A partir destas primeiras constatações inicio minhas reflexões sobre o uso da ferramenta como espaço de interação, particpação e aprendizagem,então questiono: como se dá aprendizagem se o aluno não interagir com a proposta do professor? Como promover um espaço de aprendizagem sem proporcionar ao aluno a participação no processo de autoria deste blog? O blog pode ser equiparado ao uso de um caderno,em que   pensa-se em compartilhar o que está sendo escrito,somente com o professor?
 Estes são apenas alguns questionamentos  que servem para  refletirmos sobre nossas práticas enquanto professores e futuros professores . Não estou aqui desqualificando nenhum trabalho que até agora tenha sido realizado nas criações de blogs,mas são questionamentos que devemos fazer a nós mesmos sobre como usamos a tecnologia em prol da educação.Seria interessante que você blogueiro (a) emitisse sua opinião e contasse suas experiências com esta ferramenta, após assistir o vídeo sobre "Uso dos blogs no Ensino de Geografia". Afinal, todos nós somos aprendizes!

3 comentários:

  1. Olá, Joana.
    Fico contente que estejas fazendo teu TCC sobre o uso do blog como ferramenta pedagógica, quero aprender contigo e partilhar minhas experiências.
    O Blog da Professora Soninha, que criei no ano passado tinha mais ou menos as características que citaste acima, mas confesso que não estava nem um pouco satisfeita, também ansiava mais e neste ano surgiu o "CriAções", um blog que está realmente envolvendo os alunos. Eles são tão autores quanto eu. Estamos apenas iniciando o trabalho. O blog foi criado no mês de maio, mas de lá para cá já demos alguns passos.
    Os alunos estão me enviando sugestões de leitura e vídeos. Estive no dia 12/06/2012 com a turma da 7ª série no laboratório de informática da escola, quando os alunos, em pequenos grupos criaram seus marcadores e fizeram as primeiras postagens.
    Foi muito produtivo e isso movimentou o blog. A partir deste momento outros alunos acessaram, comentaram os posts dos colegas, que motivados, responderam aos comentário.
    Estou muito satisfeita com os resultados, mas sei que ainda precisamos fazer muito mais, não atingimos um número expressivo de alunos envolvidos.
    Se puderes, acessa nosso blog. Aguardo sugestões de como qualificar este trabalho.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo professora Adriana! Nós estamos aprendendo também! E vou acessar o blog ok? Seu relato sobre a primeira experiência com blog é de grande valia para todos nós, alunos e professores,pois aprendemos uns com os outros.
    Um abraço e bom trabalho!

    ResponderExcluir